17 de julho de 2013

Informativo sobre São Sebastião

Segue o informativo sobre as ações realizadas pelo mandato da deputada Erika Kokay (PT-DF), em São Sebastião-DF.

Para além de reuniões junto à comunidade e representantes de órgãos do GDF para tratar de políticas públicas comuns e ao mesmo tempo tão caras à população – água, energia elétrica, educação, saúde, transporte, etc, - cabe destacar a participação da deputada no Ato Público de maio, pela manutenção dos painéis do Caic-Unesco, onde todos foram convidados a darem um abraço simbólico na instituição. Felizmente, o movimento foi vitorioso.

A demonstração de força e de cidadania de alunos, pais, professores e comunitários, aliada à representação oferecida por Erika Kokay à Promotoria de Justiça de Defesa da Educação (PROEDUC), foram absolutamente fundamentais para que o Ministério Público se posicionasse contrariamente à determinação da Secretaria de Educação, que exigia a imediata remoção dos trabalhos artísticos do muro da escola.  E os muros permanecem exatamente como estavam: pintados.

Prevaleceu, como sempre deve ser, a vontade da comunidade, o sentimento de pertencimento e, de forma destacada, o recado que foi dado não apenas para os desavisados de que a escola é um patrimônio público, de tal modo que a comunidade pode e deve decidir sobre a melhor forma de utilizá-lo, sempre colocando em primeiro plano o interesse comum.

De quebra, a deputada participou, em fins de março, de acalorado debate com o Movimento Supernova, para discutir sobre machismo, preconceito e violência contra a mulher. O encontro contou com a participação significativa da juventude, onde muitas mulheres fizeram relatos pungentes sobre casos de violência e das facetas dos preconceitos enraizados em nossa sociedade a oprimirem, ainda hoje, o segmento feminino em casa, no trabalho, na política, etc.



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16 de julho de 2013

* 23 anos do ECA: não à redução da maioridade penal!


Ao ser promulgada em 1988, a atual Constituição Federal representou a incorporação de diversos direitos sociais e individuais, sobretudo de grupos tradicionalmente minorizados e invisibilizados. Um destes grupos foi justamente o das crianças e adolescentes. É nesse contexto que surge, há exatos 23 anos, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Nesse período, o Estatuto produziu transformações importantes na cultura política brasileira, com mudanças paulatinas nas relações familiares, comunitárias sociais e institucionais.

Está cada vez mais claro para a sociedade que crianças e adolescentes são sujeitos de direitos, embora estes não sejam respeitados e atendidos em sua totalidade. Para nós, isso significa que há sim o que comemorar, pois está em marcha uma ruptura com a história de anonimato e de absoluta inferiorização da infância brasileira.

Infelizmente porém, ainda há muito a exigir, pois a garantia dos direitos das crianças e adolescentes pelo poder público no Brasil está distante do que preconiza o ECA. Mais que isso, é preciso lutar para impedir retrocessos nos direitos garantidos, em especial no que tange à idade penal dos adolescentes que se encontram em cumprimento de medidas socioeducativas.

Existem hoje dados suficientes para afirmar que, no Brasil, os adolescentes são mais vítimas do que algozes. É o que mostra, por exemplo, a edição de 2012 do Mapa da Violência. Lá vemos que, em 2010, foram mais de 8.600 crianças e adolescentes assassinadas. Ainda segundo o mesmo estudo, o Brasil tem a 4ª maior taxa de homicídio contra crianças e adolescentes de até 19 anos entre 99 países pesquisados. Ficamos atrás somente de El Salvador, Venezuela e Trinidade e Tobago. Outro dado relevante é o que aparece em um levantamento do Disque 100, que recebe denúncias de violações de direitos humanos. Só em 2012, o serviço recebeu 120 mil denúncias de violações de direitos de crianças e adolescentes, especialmente agressões e maus tratos.

Ao mesmo tempo em que são vítimas constantes, apenas uma minoria de nossas crianças e jovens se envolvem em atos infracionais. Dos cerca de 20 milhões de adolescentes brasileiros (segundo dados de 2010 do IBGE), apenas 19 mil cumprem medidas socioeducativas em meio fechado, representando não mais que 0.07% do total, de acordo com informações de 2011 da Secretaria de Direitos Humanos.

Observa-se, nos últimos anos, uma redução no número de práticas infracionais graves cometidas por adolescentes. Segundo levantamento do Conselho Nacional de Justiça (2012), houve uma redução dos atos graves contra pessoas entre 2002 e 2011: homicídio, de 14,9% para 8,4%; latrocínio de 5,5% para 1,9%; estupro de 3,3% para 1,0% e lesão corporal de 2,2% para 1,3%. As infrações cometidas por adolescentes concentram-se hoje nos crimes contra o patrimônio (38%) e no tráfico (26.6%).
Esse conjunto de dados indica que a solução da questão passa por investir no desenvolvimento desses adolescentes, por meio de políticas públicas adequadas, e não pelo seu encarceramento no sistema prisional!

As instituições, em especial o Congresso, devem pensar a construção de mecanismos que assegurem políticas públicas preventivas, de modo que todas as crianças tenham direito a educação infantil, que todas elas tenham direito a educação integral, para não iniciarem uma trajetória infracional na adolescência. E é preciso exigir do Poder Executivo o cumprimento efetivo da lei que cria o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE), aprovada no ano passado pelo Congresso Nacional, garantindo aos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas o acesso aos dispositivos ali estabelecidos.

Penso que se o ECA fosse cumprido na sua integralidade, não haveria nenhuma criança fora da creche; não haveria por volta de 26% de meninas e meninos com até cinco anos de idade fora da escola; e haveria políticas que possibilitassem a existência humana digna aos nossos meninos e meninas. E assim não seria necessário pensar em encarceramento nesse país.

Um país que não possibilita à criança ser criança repete a lógica pontuada por Betinho de forma tão lúcida: quando não conseguimos ver uma criança ou um adolescente como tais, é porque estes foram vítimas de tantas violações que só conseguimos ver o que fizeram contra eles. Por isso eu digo não à redução da maioridade penal, e ao endurecimento das medidas socioeducativas, e digo sim ao investimento no desenvolvimento das crianças e adolescentes brasileiras, como forma de desenvolvimento do Brasil!


Artigo de opinião de Erika Kokay sobre os 23 anos do ECA, publicado na edição do dia 13 de julho (sábado) do jornal Correio Braziliense, na sessão Opinião. 


27 de junho de 2013

Cursos profissionalizantes

O Centro de Educação Popular de São Sebastião, em parceria com o Integra, está oferecendo cursos gratuitos com duração de 3h e certificação. As aulas serão ministradas do dia 01 de julho a 05 de julho na sede do CEPSS. As vagas são limitadas e a ficha de inscrição deve ser preenchida no local, das 09h às 17h. (segunda a sexta-feira) e das 09h às 12h, no sábado.

Público Alvo: Pessoas a partir de 18 anos.

Turno: Tarde e noite

Local: Centro de Educação Popular de São Sebastião (CEPSS) - Quadra 29 lote 21 C bairro São José

Informações: 3339-7460 / 8416-7099



17 de junho de 2013

Que os muros do Caic permaneçam exatamente como estão: pintados



Decisão do juiz da 2ª Vara da Fazenda Pública do Distrito Federal, Álvaro Luis Ciarlini, determina a manutenção em sua totalidade dos painéis pintados sobre os muros do Centro de Atenção Integral à Criança - Caic Unesco, de São Sebastião, que retratam críticas ao governo e a problemas sociais.

Proferida no dia 21 de maio, a decisão determina à Secretaria de Educação do GDF que “se abstenha” de retirar as pinturas da escola e fixa multa de R$ 100 mil em caso de descumprimento. A íntegra do documento pode ser conferida neste link.

A decisão é fruto de um pedido de liminar ajuizado pela Promotoria de Justiça de Defesa da Educação (Proeduc), do Ministério Público do DF e Territórios a partir de uma representação oferecida pela deputada federal Erika Kokay (PT-DF) à Proeduc, na qual solicita a manutenção dos painéis, bem como o estabelecimento do diálogo entre a SEDF e a direção escolar.

Segundo Erika, o fato de as pinturas carregarem um forte teor de crítica às mazelas sociais, políticas e econômicas do País, não evidencia a desvalorização do patrimônio público, conforme o entendimento da secretaria.

“Apagar as pinturas representaria, sim, uma verdadeira afronta e desapreço aos valores e princípios democráticos e, notadamente, à lógica da Gestão Democrática, que teoricamente está em vigor nas escolas da rede pública de ensino”, disse.

Democracia falou mais alto

No entendimento da deputada Erika Kokay, a decisão do MPDFT representa uma grande vitória da liberdade de expressão, onde a democracia falou mais alto.

“Não há como se pensar a educação ou o processo pedagógico se não forem calcados na liberdade. Nós temos uma constituição que fala em dignidade humana e considero que é impossível pensar em dignidade humana se não há a liberdade”, frisou.

De acordo com Erika, via de regra, é comum vermos os muros das escolas cercados por arames farpados, muros imensos, como se elas estivessem se protegendo da própria comunidade. No Caic, o que se viu, segundo Kokay, foi um sentimento de pertencimento, uma decisão do conselho escolar de fazer uma intervenção urbana e pintar painéis nos muros que circundam a instituição.

13 de maio de 2013

Noite Supernova


8 de maio de 2013

Ação em Defesa de Crianças e Adolescentes



DIA 18 DE MAIO 
DIA NACIONAL DE COMBATE AO ABUSO E A EXPLORAÇÃO SEXUAL
CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES.


O Conselho Tutelar de São Sebastião, no uso de suas atribuições segundo o Art. 136 do ECA, na luta ao combate o abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes de nossa comunidade, estaremos desenvolvendo ações com a rede de serviços e os demais parceiros envolvidos que atuam na defesa de crianças e adolescentes.

A referida ação acontecerá na semana de 13 a 17 de maio, sendo que no dia 17 (sexta-feira) haverá caminhada no combate ao abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes as 08h30min, tendo como ponto de partida o campo central sintético, com destino o campo verde em frente à Administração Regional.

Por este motivo, convidamos você para nos prestigiar com sua presença e de toda comunidade para esse grande evento que tem por motivo central a conscientização da nossa cidade, sobre combate o abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes.

Desde já agradecemos a parceria e contamos com a mobilização de todos.

Câmara Mirim



Em 22 de outubro, mais de 400 alunos do 5º ao 9º ano poderão viver um dia de deputado federal
Estão abertas as inscrições para o Câmara Mirim, programa da Câmara dos Deputados em que o estudante pode viver a experiência de ser deputado por um dia. O programa – promovido pelo Plenarinho, portal infantil da Câmara – reunirá, em Brasília, no dia 22 de outubro, mais de 400 alunos de escolas públicas e privadas, do 5º ao 9º ano.
Na ocasião, será simulada uma sessão ordinária da Câmara, na qual os alunos vão apresentar, debater e votar, em Plenário, três projetos de lei selecionados entre as propostas inscritas. O estudante pode participar como autor de um dos projetos ou como um dos deputados mirins que irão analisar a proposta.
Para quem quiser apresentar projeto de lei, a inscrição é individual. O projeto – sobre temas como saúde, educação, meio ambiente, cultura, segurança pública, emprego, consumidor, agricultura e esporte – deve ser enviado por formulário eletrônico, por e-mail ou pelos Correios (ver endereço abaixo).
Seleção
A seleção dos três melhores projetos, que serão defendidos pelos autores em Plenário, será feita por uma comissão julgadora formada por servidores da Câmara especialistas em processo legislativo. As despesas com deslocamento, hospedagem e alimentação dos autores-mirins e de seus responsáveis serão custeadas pela Câmara.
No processo de avaliação dos projetos, serão usados critérios como criatividade e originalidade; adequação obrigatória ao tema; clareza de ideias; pertinência e importância da aprovação do projeto para a sociedade brasileira.
O prazo para envio das propostas termina em 23 de agosto, caso a opção seja mandar pelos Correios, e 1º de setembro, para quem escolher enviar pela internet. A lista dos três projetos selecionados será divulgada no portal Plenarinho no dia 16 de setembro.
Escolas e Câmaras Mirins
Escolas e Câmaras Mirins municipais e estaduais também podem se inscrever, até o dia 2 de junho, para participar de um sorteio que vai indicar os demais participantes da sessão em que serão discutidos e votados os projetos selecionados.
O sorteio, a ser realizado no dia 3 de junho, vai escolher, inicialmente, seis escolas e oito câmaras mirins. Cada escola sorteada poderá levar até 45 alunos para a sessão, e cada câmara mirim, até 12 vereadores mirins. Às que confirmarem o interesse em participar, a equipe do Plenarinho vai propor uma série de atividades para que as crianças possam entender melhor como são feitas as leis. As entidades sorteadas são responsáveis por suas despesas.
SERVIÇO
Calendário do Câmara Mirim 2013
02 de junho - Data final para inscrição de escolas e Câmaras Mirins
03 de junho - Sorteio das escolas e Câmaras Mirins
05 de junho - Notificação das escolas e Câmaras Mirins
10 dias - Prazo para escolas sorteadas responderem após notificação
23 de agosto - Data final para envio de projetos pelo Correios
1º de setembro - Data final para envio de projetos pela internet
16 de setembro - Divulgação dos projetos vencedores
22 de outubro - Dia do Câmara Mirim

Endereço para correspondência

Os projetos de lei encaminhados pelos Correios deverão ser postados para o seguinte endereço:
Plenarinho – Câmara Mirim
Palácio do Congresso Nacional – Câmara dos Deputados
Ed. Anexo I, 15º andar, sala 1505
Praça dos Três Poderes
Brasília – DF – CEP: 70160-900

Fonte: Câmara Notícias

Em defesa do SUAS, Rede Socioassistencial e Organizações da Sociedade Civil realizam Primeira Conferência Livre de Assistência Social de São Sebastião

                                   O Instituto Federal de Brasília - IFB Campus São Sebastião, foi palco da Primeira Conferência Livre de As...