14 de setembro de 2011

Sociedade civil precisa se mobilizar por Educação de qualidade para todos

Essa mensagem foi a tônica da abertura do Congresso Internacional "Educação: uma Agenda Urgente", que teve início ontem (13) e acontecerá até sexta (16).

 

Da Redação do Todos Pela Educação, em Brasília
Alexandre Ondir/TPE

A Educação é um assunto de todos: das famílias, dos alunos, dos professores, dos gestores, dos pesquisadores. A mobilização da sociedade civil por Educação de qualidade é, portanto, fundamental para que o País consiga avançar na garantia desse direito a todas as crianças e jovens. Essa foi a mensagem que deu o tom da abertura do Congresso Internacional “Educação: uma Agenda Urgente”, na manhã desta terça-feira (13).

O evento contou com a presença do ministro da Educação, Fernando Haddad, e da ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário, entre outras autoridades, parlamentares e especialistas.

“A Educação é um instrumento de libertação dos indivíduos. É fator chave para o desenvolvimento sustentável de uma nação”, afirmou o presidente do Conselho de Governança do Todos Pela Educação, Jorge Gerdau Johannpeter. Para ele, deve haver uma sinergia entre os esforços dos governos, dos educadores, dos gestores e da sociedade civil, como um todo. “Educação realmente é um tema de todos. Se não houver um movimento de todos, não venceremos essa batalha. É um problema de consciência social e até mesmo de ética”, disse.

Haddad também enfatizou a importância de a mobilização pela Educação de qualidade ocorrer por todo o País. “A Educação é um assunto da família, da juventude, de cada um. Se não houver esse esforço, os resultados dificilmente virão”, apontou. “Temos feito a nossa parte. Convocamos quatro conferências de Educação. E é preciso mobilização permanente, que começa no conselho escolar, vai ao Conselho Nacional de Educação e toma o País. É preciso que essa cultura esteja presente na vida do cidadão comum. E a maior tarefa que temos hoje é disseminar essa cultura.”

Educação é um direito humano

A Educação de qualidade é um direito humano, de acordo com a ministra Maria do Rosário. “A agenda de direitos humanos no Brasil é grande, e tem na sua centralidade a Educação. A Educação é o direito humano que abre as portas, oferece a chave para todos os demais direitos”, apontou.
A ministra argumentou que, ao longo dos últimos períodos, os avanços da Educação, são fruto da vontade política e da mobilização da sociedade. “A Educação passou a ter perspectiva sistêmica. E a agenda da qualidade é a do momento atual”.

No entanto, segundo Gerdau, falta muito a conquistar, uma vez que 3,7 milhões de crianças e jovens de 4 a 17 anos ainda estão fora da escola e que apenas 11% dos jovens terminam o Ensino Médio com o aprendizado adequado em matemática, e 29% em português.

Mais dias letivos
Para a melhoria do aprendizado, Haddad afirmou que o ministério vem estudando a viabilidade de aumentar o número de dias letivos de 200 para 220. A medida depende do apoio dos secretários de Educação dos estados e municípios. “Apesar de todos os avanços, ainda há muita coisa a fazer. Portanto, mãos à obra”, encerrou a cerimônia o jornalista Heródoto Barbeiro.

Sobre o Congresso
O movimento Todos Pela Educação, em parceria com instituições nacionais e internacionais, promove, até sexta-feira (16), o Congresso Internacional “Educação: uma Agenda Urgente”. O encontro pretende abordar diferentes temas fundamentais para acelerar a melhoria do aprendizado dos alunos e da Educação Básica no País.

Serão debatidos os temas: carreira docente, formação inicial do professor, regime de colaboração entre os entes federados, uso das avaliações nas práticas de sala de aula e na gestão educacional, definição das expectativas de aprendizagem, Educação integral, equidade e inclusão, e justiça pela qualidade da Educação. No último dia, em uma sessão especial, o evento congregará movimentos de 13 países da América Latina que, assim como o Todos Pela Educação, se articulam para melhorar a Educação em seus países.

O Congresso Internacional “Educação: uma Agenda Urgente” conta com o apoio institucional do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) e do Grupo de Institutos Fundações e Empresas (Gife); com o patrocínio do BID, Fundação Educar DPaschoal, Fundação Itaú Social, Instituto Gerdau, do Itaú BBA e do Instituto Natura; e com o apoio da Agência Tudo, Canal Futura, CNE, Confederação Nacional da Indústria (CNI) e DM9DDB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em defesa do SUAS, Rede Socioassistencial e Organizações da Sociedade Civil realizam Primeira Conferência Livre de Assistência Social de São Sebastião

                                   O Instituto Federal de Brasília - IFB Campus São Sebastião, foi palco da Primeira Conferência Livre de As...