16 de setembro de 2011

Liberado acesso gratuito à internet na região central de Brasília

O Governo do Distrito Federal colocou à disposição da população o serviço público gratuito de internet na região central de Brasília, nesta sexta-feira (16/9). Com o benefício, os brasilienses poderão a partir de agora se conectar de graça em locais públicos como o Parque da Cidade, a Rodoviária do Plano Piloto e o Estádio Nacional de Brasília.

De acordo com o secretário de Ciência e Tecnologia, Gastão Ramos, quem estiver hoje nos shows no Estádio Nacional em comemoração aos mil dias para a Copa de 2014 já poderá ter acesso à rede. A internet pública oferecida pelo GDF, inicialmente com velocidade de 2 megabytes por acesso, pode ser utilizada por qualquer aparelho tecnológico compatível com rede wi-fi (notebook, celulares, smartphone ou tablets), mas para acesso exclusivo a sites, não sendo autorizado o serviço de "downloads".

De acordo com Gastão Ramos, o novo projeto é uma iniciativa do governador Agnelo Queiroz e já está com projetos concluídos para ser aplicado em outras cidades do Distrito Federal. "Por enquanto estamos fazendo um projeto piloto na região central de Brasília, mas em breve a internet será levada a todas as regiões do DF", garantiu o secretário. O prazo estimado é de 18 a 24 meses para o acesso chegar às áreas urbanas e rurais do DF.

O modelo de internet disponibilizado pelo GDF não abrange residências e espaços privados. Segundo Ramos, esses ambientes são de competência do governo federal, através do Programa Nacional de Banda Larga já inaugurado, que disponibiliza internet a R$ 35.

Segundo o secretário, o serviço ainda não gerou gastos ao governo porque toda a estrutura empregada até o momento já havia sido montada pela Telecomunicações Brasileiras (Telebras) e pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). Com a expansão do serviço, estima-se que empresas sejam contratadas, gerando um custo aos cofres do GDF de R$ 80 milhões. "O valor total deve ficar abaixo do estimado, porque nós conseguimos aproveitar essa estrutura já existente", comenta.

Para o secretário, o acesso a internet é um direito de todos e representa um avanço social na busca do que chama de cidadania e civilidade. "Através do acesso à internet, agora fica mais fácil para qualquer um se matricular nas escolas da rede pública, marcar uma consulta nos hospitais, ter acesso aos documentos da Secretaria da Fazenda, por exemplo", conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em defesa do SUAS, Rede Socioassistencial e Organizações da Sociedade Civil realizam Primeira Conferência Livre de Assistência Social de São Sebastião

                                   O Instituto Federal de Brasília - IFB Campus São Sebastião, foi palco da Primeira Conferência Livre de As...