19 de setembro de 2011

Semana Universitária da UnB tem como tema o nascimento de Paulo Freire

Por oito dias, a UnB estará de portas abertas à cidade. Começa no dia 1º de outubro a Semana Universitária, com o objetivo de mostrar ao público externo o que se produz em termos de conhecimento e tecnologia na universidade.

O evento, que se estende até o dia 8, conta com mais de 500 atividades distribuídas entre os quatro campi. “Precisamos colocar na cabeça dos jovens que entrar na UnB pode ser um sonho real”, diz o decano de Extensão, Oviromar Flores.

O tema da Semana Universitária são os 90 anos do nascimento de Paulo Freire. O educador estará presente na mesa de abertura, numa exposição, quatro conferências e duas mesas-redondas.

O ex-professor da UnB Venício A. de Lima lançará o livro Comunicação e Cultura: as idéias de Paulo Freire. Haverá também um “Círculo de Cultura”, encontro idealizado por Freire para discutir a educação. O educador, criador da Pedagogia do Oprimido, morto em 1997, será homenageado com seu 28º título de doutor honoris causa, desta vez pela UnB.

“Dentro do calendário acadêmico, este é um momento fundamental de abertura da UnB para a comunidade”, explica Oviromar Flores, falando sobre a Semana Universitária. “Acima de tudo, é uma época de prestação de contas”, afirma o professor. Para ele, um dos aspectos mais interessantes do evento é mostrar para os alunos da rede pública o que é a UnB e como ingressar na universidade é possível.

O DEX fez um convênio com as Secretarias de Educação e Cultura do Distrito Federal para disponibilizar ônibus às escolas públicas localizadas fora do Plano Piloto. Para os alunos, foram programados uma mostra de vídeo e um tour científico, que inclui visitas aos museus de Anatomia, de Geociências e à seção de Obras Raras da Biblioteca Central da UnB.

Os eventos vão desde palestras, seminários e oficinas, até exposições, exibição de cinema e espetáculos de teatro.

As inscrições para a Semana Universitária podem ser feitas a partir do dia 19 de setembro no site http://www.semanauniversitaria.unb.br/.

Para saber mais, acesse a página do Facebook www.facebook.com/SemanaUniversitaria e o twitter http://twitter.com/Semana_UnB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em defesa do SUAS, Rede Socioassistencial e Organizações da Sociedade Civil realizam Primeira Conferência Livre de Assistência Social de São Sebastião

                                   O Instituto Federal de Brasília - IFB Campus São Sebastião, foi palco da Primeira Conferência Livre de As...