27 de setembro de 2011

Diretoria Regional de Ensino de Samambaia realiza evento de inclusão social

Com o lema “A inclusão começa no coração: plante essa ideia”, professores e gestores da Coordenação Intermediária do Ensino Especial, Sala de Recursos, EJA Interventivo e Classe Especial da Diretoria Regional de Samambaia, além de pais de alunos, comemoraram, na última terça-feira (20), o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, no auditório do SEST/SENAT, Samambaia Sul-DF.
O evento teve como objetivo integrar os diversos segmentos que compõem a Educação Especial na rede pública de Samambaia, visando a socialização das ações pedagógicas desenvolvidas no âmbito artístico e cultural.

A comemoração promoveu um dia de lazer para vivenciar e compartilhar novas experiências entre alunos, professores e pais e, assim, contribuir para o desenvolvimento da consciência coletiva e da valorização da vida. Para tanto, o encontro se propôs a reafirmar e fortalecer a consciência de que todas as pessoas com deficiência têm direito assegurado de acesso ao ensino fundamental inclusivo, de qualidade e gratuito, em igualdade de condições com as demais pessoas da comunidade.
O encontro contou com apresentações teatrais e musicais de alunos, brincadeiras, recital de poesias, depoimentos, estandes com exposições de trabalhos artesanais feitos a partir de objetos reciclados, além da mostra de pinturas e maquetes.
A professora e coordenadora de Ensino Especial, Vera Alice, agradeceu aos colegas e à equipe pedagógica da DRE de Samambaia pelo empenho na organização do evento. Na ocasião, agradeceu também aos patrocinadores, entre eles a deputada federal Erika Kokay (PT-DF). Os apoiadores colaboraram com a doação de camisetas, brinquedos diversos e lanche (pipoca, cachorro quente, suco etc.).
"Esse evento só foi possível porque tivemos o amplo apoio do corpo docente, que não mediu esforços, e dos nossos patrocinadores, que abraçaram com firmeza essa causa, em especial a deputada Erika, que sempre esteve conosco na luta pela inclusão de alunos especiais", destacou a coordenadora.
A programação do Dia Nacional de Luta da Pessoa Com Deficiência foi repleta de apresentações artísticas e culturais durante toda a semana, além de palestras que objetivaram trabalhar pedagogicamente a importância da construção de uma educação inclusiva tanto no meio escolar quanto nos demais ambientes sociais. O evento aconteceu do dia 21 ao dia 23, nos turnos matutino e vespertino das escolas de Samambaia-DF.

Depoimentos
Neste depoimento, a professora Beatriz Goulart fala da importância da Semana da Inclusão para a sociedade.




A Professora e Diretora Regional de Ensino de Samambaia, Terezinha Barbosa,  enaltece o trabalho em equipe dos professores e coordenadores para a realização do evento de inclusão.





Professora Vera Alice: "Este é um evento para superarmos os nossos limites".




Texto e vídeos por Francisco Neri

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em defesa do SUAS, Rede Socioassistencial e Organizações da Sociedade Civil realizam Primeira Conferência Livre de Assistência Social de São Sebastião

                                   O Instituto Federal de Brasília - IFB Campus São Sebastião, foi palco da Primeira Conferência Livre de As...