21 de julho de 2011

Passeata Reage Brasília - Agora é a hora - Cidadania em primeiro lugar

" A democracia não sobrevive sem a ética, é a ética que constrói a democracia. "
( Betinho - Sociólogo)

Desde a emancipação política do DF, ao longo desses 23 anos, os grupos políticos que se aninharam em Brasília,  impuseram uma cultura clientelista  e práticas políticas nefastas na contramão de um Estado Moderno.  O DF virou uma vitrine nacional de escândalos de corrupção ao longo desses anos. Foram tantos casos de denúncias de corrupção envolvendo o Executivo, o Judiciário e principalmente, o Poder Legislativo local , que é até difícil se lembrar de todos, para elenca-los. E os escândalos mais recentes ainda estampam as capas de jornais sem uma resposta adequada da lenta e cega  justiça brasileira.

 
Tal situação se deu não apenas pela desqualificação da maioria dos políticos do DF e seu pouco compromisso com os cidadãos. Mas, principalmente porque a população mais esclarecida do de Brasília pecou por sua apatia quanto aos rumos da cidade, deixando, por pura omissão, de exercer legitimamente a plena cidadania. E a camada de baixa renda, virou "massa de manobra", sem consciência política necessária para perceber que as benesses e favores que recebem dos políticos, além de não a  promoverem social e culturalmente, também contribuiu  para uma deformação endêmica das instituições públicas da Capital Federal.
 
Com o intuito de acabar com essa apatia política que compromete o futuro das gerações vindouras no Distrito Federal, o Movimento  #ADOTEUMDISTRITAL em parceria com diversas entidades  e lideranças do DF, resolveu unir toda a sociedade braziliense: jovens e idosos, mulheres e homens, de todas as raças e credos e orientação sexual, estudantes secundaristas e universitários, sindicalistas, funcionários públicos, desempregados, trabalhadores em geral, donas de casa, e etc  em um protesto pelo resgate da ética, cidadania e Moralidade Pública! A realizar-se  no próximo dia 23 de Agosto , concentrando-se às 15 horas na Praça em frente ao Palácio do Buriti e dedpois saindo em passeata pelo TJDF e Câmara Legislativa. . A idéia é  levar ao Executivo do DF, ao Legislativo e ao Judiciário, propostas populares para transformar Brasília na cidade que queremos e merecemos!

Escolhemos o dia 23 de Agosto porque nesta mesma data há 35 anos, em plena ditadura militar, no dia 23/08/1976, ocorreu a maior manifestação popular já vista no Distrito Federal, que comoveu todo o país: o enterro do fundador de Brasília, Juscelino Kubitschek. O caixão de JK foi carregado nos braços pelos candangos ( uma multidão ) , desde a Catedral até o Cemitério Campo da Esperança!


 

E agora, 35 anos depois, nós vestiremos preto, num luto pelo que representa esta data e principalmente em protesto pelos escândalos de corrupção que assolaram a cidade e mancharam a sua imagem envergonhando a população de brazilienses de nascimento e de coração. E levaremos velas, que acesas representarão o desejo de que Brasília renasça das cinzas. As velas serão acesas em frente à CLDF, pivô de vários escândalos e que recentemente ficou conhecida internacionalmente como um " Refúgio de canalhas". Pediremos a toda a população do DF, que anseia por mudanças, que se vistam com alguma peça de roupa preta ou coloquem em seus carros ou nas janelas de suas casas e apartamentos algum tecido preto em apoio ao Movimento que busca o resgate da ètica, cidadania e moralidade pública.
 








Fonte: Blog da Leili

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em defesa do SUAS, Rede Socioassistencial e Organizações da Sociedade Civil realizam Primeira Conferência Livre de Assistência Social de São Sebastião

                                   O Instituto Federal de Brasília - IFB Campus São Sebastião, foi palco da Primeira Conferência Livre de As...