25 de agosto de 2011

Mostra final do Projeto Tecendo Arte com Cidadania - CEPSS

"Tecer" significa fazer teias, tramar fios, entrelaçar, compor...O projeto "Tecendo Arte com Cidadania" buscou tecer amizades, ideias, respeito pelas diversidades e diferenças, incluindo justiça e conscientização cidadã.

Desenvolvido pelo Centro de Educação Popular de São Sebastião (CEPSS), de 2009 a 2010 em convênio com o Ministério da Cultura e com o apoio do Fórum de Entidades de São Sebastião, o projeto lançou mão de estratégias de ações complementares com o objetivo de auxiliar na formação do sujeito consciente e integrado a sua realidade -jovens e adolescentes, através das artes integradas, buscando assim transmitir e disseminar os conhecimentos múltiplos e proporcionando o resgate da cultura e o registro documentado das diversas manifestações culturais existentes na comunidade, a exemplo da poesia,  pintura, música, dança, do teatro e da capoeira, entre outras manifestações artísticas.

Contemplando esse objetivo, que foi promover cidadania através das diversidades artísticas e culturais, foram realizadas uma série de oficinas tais como teatro, artesanato, música, dança circular, canto coral, Hip Hop, percussão, além de palestras sobsre saúde sexual, ética, preservação ambiental, além de oficinas temáticas. O projeto atendeu  a aproximadamente 500 pessoas.

O encerramento do Tecendo Arte foi marcante, pois contou com um público rotativo de cerca de 1.500 pessoas. A comunidade de São Sebastião pôde conferir de perto como os trabalhos realizados no Centro de Educação Popular de São Sebastião podem e devem contribuir para o alargamento de perspectiva da nossa juventude. As apresentações das oficinas foram muito bem elaboradas pelos professores e a dedicação e envolvimento dos alunos que participaram do projeto estavam estampadas no rosto de cada um que subiu ao palco, que cantava, que dançava ou interpretava no evento, por sua vez realizado no estacionamento do CAIC Unesco.

Neste vídeo, temos uma síntese das principais atividades culturais e educativas realizadas ao longo do projeto, além de depoimentos de professores, coordenadores e alunos, o que demonstra o quão forte foi o grau de envolvimento dos participantes.  O CEPSS agradece a todos, em especial aos que contribuiram direta ou indiretamente para a realização de mais uma ação positiva na comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em defesa do SUAS, Rede Socioassistencial e Organizações da Sociedade Civil realizam Primeira Conferência Livre de Assistência Social de São Sebastião

                                   O Instituto Federal de Brasília - IFB Campus São Sebastião, foi palco da Primeira Conferência Livre de As...