31 de março de 2012

Mulheres que aprendem e empreendem


O curso de corte e costura, iniciativa promovida pelo Centro de Educação Popular de São Sebastião, chega ao final de mais uma etapa. O encerramento aconteceu ontem (29/03) na sede da instituição e, além das formandas, estiveram presentes as novas alunas e duas palestrantes da própria comunidade. Também prestigiaram o evento a deputada federal Erika Kokay e a ex-deputada distrital Rejane Pitanga.
Sempre com muita garra e disposição para aprender, as alunas concluíram o curso e deixam como exemplo para aquelas que logo iniciarão a próxima etapa, verdadeiros exemplos de persistência e, sobretudo, determinação. A entidade formou a primeira turma em maio de 2010 e de lá para cá, muitas mulheres abraçaram o projeto, passando a vivenciar inúmeras experiências que talvez não coubessem em um livro, dada a riqueza de detalhes das vivências, das histórias vibrantes dessas muitas mulheres.
A primeira palestrante, Elizonete, falou sobre cooperativismo e sobre a história da Cooperunião, entidade da qual faz parte. Santina Gonçalves, também convidada como palestrante e uma das finalistas da etapa distrital do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, destacou a importância da organização e participação popular para a conquista de objetivos comuns na comunidade.
Fundadora da Associação das Bordadeiras, Crocheteiras e Costureiras do Bairro Morro Azul, em São Sebastião (DF), Santina enfrentou muitas dificuldades para conseguir ganhar algum dinheiro com a produção de tapetes e fuxicos. Mas, todo o esforço empreendido trouxe reconhecimento para ela, que cresceu tanto que teve seu trabalho reconhecido até mesmo em telenovelas globais.
“Não pensem vocês que a marcha seja fácil, porque não é. Organizar uma cooperativa, por exemplo, requer tempo, dedicação e muito mais que tudo isso, requer compromisso de cada pessoa envolvida. Não podemos iniciar esse tipo de empreendimento pensando em lucrar já na primeira venda. Isso só virá com o tempo e com muito trabalho”, salientou Santina.
“Não tenho a menor dúvida de que as mulheres é que mudarão de vez as diversas realidades do mundo. E digo isso com a certeza que tenho de que cada uma traz a marca da força e da superação na alma. Vocês têm nas mãos o poder da mudança, a começar pelo que fazem em termos de trabalho e organização no bairro, na comunidade onde moram e daí por diante”, disse Erika Kokay ao recepcionar as novas alunas e parabenizar as formandas.
Persistência
“É preciso parabenizar as meninas que estão aqui nesse processo de aprendizagem, porque souberam tirar proveito da oportunidade que tiveram. Com certeza, aprenderam muitas coisas e irão, certamente, passar adiante”. Essas foram as palavras iniciais da professora Abadia para o grupo.
Ela também deu as boas-vindas às novas alunas, enfatizando a necessidade de que cada uma seja persistente até o final. “Se parecer difícil, não desista. É um método muito bom o que usamos no curso, por isso mesmo irá exigir um pouco mais de vocês”, disse.
Posteriormente, a professora conduziu uma dinâmica de apresentação, onde cada uma falou um pouco de si para quem estava ao lado. Depois, deu-se início às apresentações.
Objetivos comuns
Unindo o útil ao agradável, a professora Abadia e suas alunas embarcaram literalmente numa experiência que tem rendido bons frutos.  As aulas miram um objetivo comum, que é capacitar as alunas para o desenvolvimento de habilidades e técnicas de modelar, cortar e costurar, voltadas diretamente para as modas social, praia, esporte e íntima.
Fazer com que essas mulheres encontrem na confecção de roupas uma atividade profissionalizante e de geração de renda, é também uma das metas do projeto. Mas não para por aí. Para além da profissionalização, o curso pretende funcionar também como uma espécie de terapia coletiva, onde todas as participantes tem a oportunidade de trocar experiências, conhecimentos, histórias de vida e muito mais, mediadas pela educadora social, Maria Abadia.
As aulas continuarão sendo ministradas todas as quintas-feiras pela professora Maria Abadia, em dois turnos diferentes: das 14  às 17h, e de 18h00 às 20h40.  Maiores informações pelo telefone 3339-7460.
Depoimento
Confira no vídeo abaixo o depoimento da aluna Angélica Alves sobre o curso.

Publicado originalmente em: www.cepss.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em defesa do SUAS, Rede Socioassistencial e Organizações da Sociedade Civil realizam Primeira Conferência Livre de Assistência Social de São Sebastião

                                   O Instituto Federal de Brasília - IFB Campus São Sebastião, foi palco da Primeira Conferência Livre de As...