5 de outubro de 2011

Exposição "Sonhando com Paulo Freire"


O lançamento da Semana Universitária da UnB - Paulo Freire 90 anos. Um marco para a reflexão dos rumos da universidade brasileira - se deu ontem (04/10) às 18 horas no Teatro de Arena, Campus Darcy Ribeiro. Do princípio ao fim, Paulo Freire foi homenageado, tanto como pensador e pesquisador emblemático  que foi da educação brasileira, quanto pelo modelo de valoroso homem cidadão do mundo.

A presença de Anita Freire veio abrilhantar ainda mais o evento. Visivelmente emocionada, agradeceu pela série de homenagens dedicadas a Paulo. Durante a sua fala,  ressaltou a importância de as universidades brasileiras aprofundarem seus estudos críticos sobre a vida e a obra freireana, de modo a darem maior visibilidade ao legado do educador pernanbucano.

Mulher simples e serena, humilde e por demais acessível, assim se revelou Anita quando, ao final da abertura, fui dar-lhe um forte abraço e agradecê-la por poder está ali, cara a cara, diante da mulher que resistiu e ainda resiste ao tempo e continua vivificando em palestras, seminários, semanas acadêmicas, aquele que hoje é tido, lido e ouvido, sobretudo consagrado, como o fiel escudeiro da plena libertação do ser humano dos grilhões da ingnorância e da opressão pelas vias diversas do saber.

"Todos os brasileiros têm o direito de saber quem foi e o que fez Paulo Freire por este país, não apenas no que se refere à dimensão educacional. É fundamental desbravar a sua obra do ponto de vista antropológico sociológico e filosófico", destacou Anita.

Ao término da abertura da Semana Universitária, todos foram convidados a particparem do lançameto da exposição multimídia Sonhando com Paulo Freire - a educação que queremos, instalada no Memorial Darcy Ribeiro, o Beijódromo.

A exposição estará aberta, das 8h às 18h, até o dia 23 de outubro. A abertura também contou com a presença de Anita Freire, do Secretário de Cultura do Distrito Federal, Hamilton Pereira e do Reitor da UnB, José Geraldo Júnior.

A exposição tem visitação pública liberada e  traz uma série de painéis, vídeos, livros, músicas, bonecos e esculturas que retratam a trajetória de vida do homem que revolucionou a maneira de pensar a educação. “Ele mudou a pedagogia no mundo ao combater a concepção de que educar é como um processo bancário em que apenas se deposita informação”, explica a cineasta Tânia Quaresma que, juntamente com Bené Fonteles, foi responsável pela curadoria da exposição. “Não há saber maior ou menor. Há saberes diferentes"

 

Confira as fotos da abertura da Semana Universitária e do lançamento da exposição sobre Paulo Freire



















 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em defesa do SUAS, Rede Socioassistencial e Organizações da Sociedade Civil realizam Primeira Conferência Livre de Assistência Social de São Sebastião

                                   O Instituto Federal de Brasília - IFB Campus São Sebastião, foi palco da Primeira Conferência Livre de As...