14 de julho de 2020

Coleta seletiva inclusiva: uma ideia sustentável


Reciclar é preciso. Principalmente em tempos onde reinam o consumismo desenfreado e a degradação da natureza devido à má destinação dos diversos tipos de materiais no meio ambiente.

Esse tipo de comportamento tem ameaçado a sustentabilidade em todo o planeta, não por conta da cultura da desinformação. Mas por pura falta de educação, responsabilidade e consciência socioambiental, práticas que deveriam começar a partir do ambiente de nossas próprias casas.

Instituição formada pela união de famílias de catadores de São Sebastião, a Cooperativa Ecolimpo é pioneira na implementação da coleta seletiva inclusiva na cidade. A instituição também desenvolve ações de reciclagem e trabalha na perspectiva da valorização do catador.

Com a ajuda de alguns poucos voluntários, João Ildebrando Santana, coordenador da cooperativa, faz um trabalho itinerante para incentivar as pessoas a separarem o lixo seco do orgânico para depois proceder a triagem dos materiais que serão reciclados e transformados em novos objetos. O trabalho é feito em um galpão localizado no bairro Bom Sucesso (Pró-DF). Otimista, o sonho de Santana é fazer com que mais parceiros da cidade, como instituições sociais, escolas e comerciantes abracem o projeto.

No intuito de oferecer a melhor destinação final à inesgotável quantidade de resíduos sólidos, seu Santana e seus auxiliares não medem esforços para tentar conscientizar a população e tornar a cidade mais limpa.

"O objetivo da coleta seletiva domiciliar consiste em tirar das ruas justamente os resíduos passíveis de reciclagem. A nossa ideia é não apenas realizar a coleta, mas principalmente dar um destino ecologicamente correta para ela", explica. 

Para incentivar a comunidade a aderir à coleta seletiva e transformar a mesma numa prática cotidiana, Edvânia e Júnior, mobilizadores da cooperativa, gravaram uma mensagem especialmente para você, leitor amigo. Confira.




Para mais informações sobre os dias locais e horários da coleta seletiva, confira a tabela a seguir.





Por Franco Neri

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em defesa do SUAS, Rede Socioassistencial e Organizações da Sociedade Civil realizam Primeira Conferência Livre de Assistência Social de São Sebastião

                                   O Instituto Federal de Brasília - IFB Campus São Sebastião, foi palco da Primeira Conferência Livre de As...