18 de outubro de 2017

Professor Elias Silva: um pré-candidato imprescindível para São Sebastião e o Distrito Federal


Um brasileiro que venceu obstáculos ao aprender a ler e interpretar o mundo. Natural de Januária, Minas Gerais, filho de um marceneiro e de uma lavradora - João Ribeiro de Araújo e Maria Silva Araújo, respectivamente, Elias nasceu em 22 de maio de 1966 no sertão mineiro e em pleno regime militar. O professor Elias, como é popularmente conhecido, é fruto de um Brasil de injustiças e desigualdades as mais diversas. Por isso mesmo, traz em sua biografia uma história marcada pela superação comum a milhares de brasileiros e brasileiras vítimas da pobreza, da fome e do preconceito.

Em setembro de 1971, desembarca em Brasília com a mãe e os irmãos pequenos e dali por diante jamais seria o mesmo. A forte militância no movimento estudantil em defesa de uma educação de qualidade e inclusiva para todos, a participação efetiva no movimento sindical dos Rodoviários e a paixão pela busca do conhecimento acabaram por moldar o espírito de luta e resistência de Elias Silva, características preponderantes que mais tarde viriam a torná-lo uma liderança comunitária de São Sebastião-DF.

A paixão pelas letras se intensificou aos 16 anos quando Elias colocou pela segunda vez os pés em uma escola, momento em que se inscreveu no MOBRAL (Movimento Brasileiro para a Alfabetização), para melhorar a leitura e a escrita. Atualmente na Casa de Paulo Freire, o professor, que é graduado em pedagogia e está se especializando em História, Sociedade e Cidadania pelo Uniceub, ajuda na formação de educadores (as) que atuam com a EJA na rede pública e particular do DF. O espaço da Casa é da comunidade onde vários projetos já foram realizados, tais como oficinas temáticas, saraus literários, ensaios teatrais e outros.

Nesses 20 anos de trabalho voluntário, foram alfabetizados aproximadamente 4 mil populares da cidade, dentro da proposta metodológica conscientizadora de Paulo Freire, sendo depois encaminhados para a Rede Oficial de Ensino. Pela sua história de vida e pelo exemplo de engajamento político e em defesa das causas populares, o professor Elias traz em sua bagagem a coragem e a força para livrar São Sebastião-DF do analfabetismo.

Pré-candidato à Câmara Legislativa do Distrito Federal, o Professor Elias foi o quinto mais bem avaliado para ocupar um posto no legislativo local em recente pesquisa promovida pelo portal Tudo OK Notícias.,obtendo um total de 512 votos.  E não para por ai: como o trabalho que desenvolve em São Sebastião se difundiu para várias outras cidades do DF e para outras regiões do País por meio de diversos coletivos que defendem a bandeira da educação popular, o educador detém grande prestígio e respeito dentro e fora de sua comunidade. 

Em meio ao conjunto de retrocessos nas políticas educacionais impostos pela atual conjuntura local e nacional,  o seu nome é visto com grande entusiasmo para a eleição de 2018. Uma pré-candidatura empolgante e imprescindível. Um digno representante de uma cidade cuja população tem sede de políticas públicas que sejam capazes de assegurar dignidade e bem-estar para todo cidadão e cidadã. Enfim, que sonha por profundas mudanças na política local pela esteira da ética, da moral e a competência.


Para saber mais sobre o Professor Elias Silva, acesse: http://www.pralapidar.org.br. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em defesa do SUAS, Rede Socioassistencial e Organizações da Sociedade Civil realizam Primeira Conferência Livre de Assistência Social de São Sebastião

                                   O Instituto Federal de Brasília - IFB Campus São Sebastião, foi palco da Primeira Conferência Livre de As...